domingo, 13 de abril de 2014

Exposição


Valorize o seu trabalho

ARTDELEMBRAR

o artesanato está sendo cada vez mais valorizado. Cada vez mais as pessoas se interessam por produtos feitos à mão… únicos!
Mas é um mercado bastante concorrido e, infelizmente, afim de manter-se nele, temos visto muitos artesãos se desvalorizando e, consequentemente, desvalorizando seu próprio trabalho.A valorização do artesanato deve começar pelos próprios artesãos. Mas você, que trabalha duro todos os dias, que ama o que faz e se dedica pra valer tem o direito e o dever de combater a desvalorização do artesanato, começando por suas próprias atitudes.
* estude, profissionalize-se: o que você já faz com tanto amor e dedicação pode ficar ainda melhor com um curso novo ou com dedicação na gestão do seu pequeno negócio criativo, ainda que ele não seja formalizado
* seja honesto com seus clientes: não prometa aquilo que você não pode cumprir, entregue seus trabalhos dentro do prazo combinado, entregue um trabalho de qualidade
* aprenda a precificar seu trabalho. É um mito que o artesão não tem lucro com seu trabalho. Tem lucro sim! Pesquise e aprenda!
* não “passe a perna” em outros artesãos. Não copie trabalhos e nem roube fotos dos trabalhos de outros artesãos para vendê-los como sendo seus.
* não critique o trabalho de outro artesão, principalmente em público. Cuide do seu!
Infelizmente existem muitos falsos artesãos por aí… Pessoas que não estão interessadas em produzir artesanato de qualidade, que não se importam com o consumidor, que mentem, que cometem plágio, que enganam…
SAIBA QUE: Você nunca conseguirá reproduzir com exatidão o trabalho de outro artesão.
Algumas atitudes que demonstram falta de ética:
* entrar na página de um artesão, clicar na foto do trabalho dele e comentar algo como: “eu sei fazer isso” E uma falta de ética sem fim… se o artesão está expondo seus trabalhos é para divulgá-los e comercializá-los e não para te dar divulgação gratuita.
* não critique o trabalho de outro artesão, principalmente em público. Cuide do seu!
* Verifique se ele não rouba trabalhos de outros artesãos

E um aviso geral para nós, que também somos consumidores de artesanato: